Projeções recentes divulgadas pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) para as vendas do comércio varejista paulista em agosto, mês do Dia dos Pais, indicam que o faturamento real do setor deve crescer 4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar disso, as lojas de vestuário, tecidos e calçados e o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, segmentos preferidos para os presentes, devem apresentar recuo, respectivamente, de 5% e 4%. Portanto, a data não deve ser a motivadora da elevação do faturamento do comércio no período.
Por esse motivo, o Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d???Oeste) publica algumas medidas que, se implantadas de maneira adequada, podem ajudar o comerciante a alavancar as vendas:
??? Vitrines atrativasNesse Dia dos Pais é importante dar uma atenção especial às vitrines, pois elas são o cartão de visitas do estabelecimento. A organização e o visual atrativo, em sintonia com o perfil da loja, podem despertar a curiosidade e atrair mais clientes.
??? Ambiente agradávelO espaço interno da loja deve oferecer boas condições de iluminação e espaço para os consumidores realizarem as compras.
??? Diversidade de produtosO comerciante deve manter uma maior variedade de produtos disponíveis no estabelecimento, para que o consumidor tenha contato com os demais itens oferecidos. Vale lembrar que esse Dia dos Pais será das chamadas ???lembrancinhas???. Por isso, aposte em artigos de menor valor e que não exijam longos financiamentos. Em caso de estoques elevados, aproveite a data para promoções e liquidações.
??? Facilidade de pagamentoEm tempos de dificuldades financeiras, oferecer condições para pagamento parcelado pode representar um bom atrativo para as vendas, principalmente para os consumidores de renda mais baixa.