O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações sobre a disponibilidade de equipe multidisciplinar da saúde para diagnóstico, tratamento e recuperação da síndrome pós-Covid-19.  No documento, o parlamentar destaca que desde o início da pandemia mais de 18 milhões de brasileiros conseguiram se recuperar da doença, sendo 24.866 curados só em Americana, e que especialistas para uma possível epidemia subjacente denominada “Síndrome pós-Covid”.

 

“Estudos realizados com pacientes da Covid-19 revelaram que 80% dos recuperados sentem ao menos um sintoma até quatro meses após alta da doença. Nos casos graves, que necessitaram de internação em UTI, as sequelas tendem a permanecer por um período de tempo maior”, destaca o autor. Dr. Daniel explica ainda sobre a importância da presença de uma equipe da saúde para acompanhamento dos pacientes curados. ”Diante das informações científicas já divulgadas, conclui-se para a necessidade da disponibilidade de uma equipe multidisciplinar da saúde, oferecendo o correto diagnóstico, tratamento e recuperação da Síndrome pós-Covid aos os pacientes curados dessa doença. Cabe ainda, nesse sentido, avaliar a possibilidade da instalação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid, como forma de centralizar os atendimentos”, conclui.

 

No requerimento, o parlamentar solicita ao Executivo que informe se a administração municipal tem ofertado aos pacientes curados da Covid-19 assistência à saúde para tratamento de sequelas provocadas pela doença; se há uma equipe multidisciplinar para diagnóstico, tratamento e recuperação da síndrome pós-Covid; quais profissionais integram essa equipe; e se esse atendimento integra a Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD). O vereador questiona, ainda, se em caso de resposta negativa existem tratativas para implantação dessa equipe multidisciplinar e se é de interesse da administração a instalação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid, como forma de centralizar os atendimentos.

O requerimento será discutido pelos vereadores em sessão plenária a ser realizada na quinta-feira (12).