Março/2016 ??? Diversos setores da economia vêm buscando se adequar às exigências ditadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, que regulamenta a indústria como principal responsável em recolher as embalagens e resíduos contaminados com seus produtos no meio ambiente. O plano contém instrumentos importantes que permitem avanço no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado desse material descartado, impondo a logística reversa desses produtos como solução para o problema.
No Estado de São Paulo, dono da maior população (aproximadamente 44 milhões de habitantes), e principal polo econômico/industrial brasileiro, cerca de 60 mil toneladas de resíduos sólidos são coletadas por dia, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe). Baseada nesses números alarmantes, a Lubrificantes Fenix, empresa especializada no rerrefino de óleo industrial e automotivo localizada em Paulínia-SP, desenvolveu um veículo híbrido, capaz de coletar simultaneamente o óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) e todos os resíduos sólidos envolvidos no processo, como embalagens plásticas, EPI’s, papéis, filtros de óleo, plásticos, lonas de filtração, filtros de cartucho, madeira, algodão, frascos de vidro, mangueiras e mangotes.
???Com essa solução, exclusiva da Lubrificantes Fenix, conseguimos efetuar a coleta dos resíduos, melhorar a fluidez do tráfego nas cidades e também diminuir a emissão de gás carbônico para a atmosfera, pois no lugar de dois veículos rodando e emitindo poluentes, temos apenas um. Além disso, nossos caminhões da Ecofenix, marca registrada da Lubrificantes Fenix, atuam em todo o território nacional, recolhendo mais de 360 toneladas de lixo industrial por ano???, afirma Rogério Zolim, Gestor de Logística da empresa.
???Temos a logística reversa do óleo lubrificante usado no Brasil, como um importante instrumento de desenvolvimento econômico para o país, pois dessa maneira é possível retornar com o lubrificante pós-consumo ao início da cadeia produtiva, por meio do processo de rerrefino, evitando assim grandes contaminações ao meio ambiente???, finaliza Rogério Zolim.