Santa Bárbara d´Oeste conta agora com uma estação hidrológica para monitorar o Ribeirão dos Toledos. O equipamento de última geração monitora automaticamente chuva, vento e o nível do rio. A estação funciona com sensor e registro de fotos e gravação de imagens, além da emissão de alerta caso ultrapasse o limite estabelecido pela Defesa Civil.  Até então o monitoramento era manual, com aferição do nível por régua e presença de agentes da Defesa Civil. A estação, pleiteada pela Prefeitura desde 2013, foi fornecida pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), vinculado ao Instituto de Pesquisas Espaciais do Governo Federal, com investimento de R$ 80 mil.
A instalação do equipamento na ponte da Avenida de Cillo, que passa pelo Ribeirão dos Toledos, foi realizada pelas equipes da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Secretaria de Obras e Serviços e Cemaden.
O monitoramento do Ribeirão dos Toledos realizado pela estação hidrológica está em fase de testes e estará funcionando em breve. Ele poderá ser acompanhado on line 24 horas por meio do site www.cemaden.gov.br, acessando mapa interativo, estação hidrológica e digitando a cidade. Já a emissão de alerta será encaminhada para a Defesa Civil que tomará as devidas providências.