O chefão da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, confirmou esta semana que a marca da estrela vai construir uma nova fábrica para produzir automóveis no País. O executivo disse que falta apenas definir o local onde será erguida a unidade, prevista para ligar as máquinas em 2015. São Paulo e Santa Catarina tem cidades candidatas.
Fontes do governo de Iracemápolis informaram que a cidade está no páreo com Joinville. A cidade paulista é governada pelo PT e tem duas vantagens. As fábricas de autopeças na região por conta das fábricas da Hiunday, Toyota e Honda e a ligação direta com a rodovia dos Bandeirantes.
Segundo o executivo, o programa do governo brasileiro tornou a importação de veículos menos lucrativa, o que acabou definindo o plano de construir uma nova unidade. Schiemer também comentou sobre a fábrica Juiz de Fora (MG), hoje totalmente adaptada para fazer caminhões, mas que produziu automóveis (perte deles “tipo exportação”) nas últimas décadas e era cotada.
SB, TOYOTA E BMW- Santa Bárbara d’Oeste entrou na disputa para ter a fábrica da BMW em 2011, mas perdeu para Santa Catarina.