A GM saiu na frente na corrida para atrair visitantes para os seus pontos de venda no Brasil. A rede conquistou o primeiro lugar recebendo o maior percentual de visitas em todo o país nos dois primeiros meses de 2019: 17,7% do volume total de visitantes em janeiro e fevereiro dentre as 12 marcas analisadas pelo estudo da In Loco Location Intelligence.
Fiat e Volkswagen seguiram estáveis nos segundo e terceiro lugares do pódio nacional em janeiro e fevereiro. No primeiro mês do ano, a Fiat acumulou 16,2% do fluxo e a Volkswagen, 14%. Em fevereiro, ambas as marcas recuaram: a montadora italiana seguiu no segundo lugar do pódio com 15,95% de visitas e a a alemã viu seu fluxo de visitas diminuir para 13,68% do volume total no Brasil.
Performance por região
Além da liderança no volume de visitantes no ranking nacional, a GM se mantém na primeira posição em quase todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste.
Porém, há algumas exceções. Na região Sul do Brasil a Volkswagen é a líder de visitas, seguida pela GM e em último lugar a Fiat, uma mudança do ranking nacional. Já na região Norte, a terceira marca com maior fluxo de visitas é a Renault ao invés da Volkswagen. Confira infográfico completo abaixo:
Outro ponto interessante é que ao avaliar e comparar o fluxo de usuários únicos ano a ano, temos as seguintes informações referentes de cada marca: Fiat cresceu 15,3%; seguida pela Volkswagen, 13,5%; GM,12,7%; Jeep, 10,8%; Mitsubishi, 8,1%; Ford, 5,7%; Renault, 5,1%; Peugeot, 2,4%; Hyundai, 2,3%, Toyota, 2,1%; Honda, 1,4%; e Nissan, menos de 1%.
Outro ponto analisado foi o fluxo de visitas versus o número de lojas, e a nesta avaliação, a Hyundai, Toyota e Honda encabeçam o primeiro, segundo e terceiro lugar no ranking de 2019, o cálculo leva em conta a densidade média de visitas por lojas das marcas analisadas.
Quais são as marcas preferidas por gênero?
As marcas que acumulam o maior percentual de visitas do público masculino são Nissan, com 62,6%; Toyota, com 61,6%; e Mitsubish, 61,4%. Já as concessionárias que mais atraem visitantes do gênero feminino são GM, 41,3%; Peugeot, 41%, e Volkswagen, 40%. Mas, mesmo nesses pontos de venda, o público é majoritariamente masculino.
A pesquisa leva em consideração o comportamento base de usuários da In Loco, que conta com mais de 60 milhões usuários e 25 milhões de locais mapeados no mundo, e foi realizada entre os meses de janeiro de 2019 e janeiro de 2018. As marcas que tiveram seus pontos de venda analisados foram: Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.
A In Loco Location Intelligence utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina baseados em comportamento no mundo físico para inferir o gênero dos donos dos smartphones de sua base de dados. Assim, é possível prover inteligência sem a necessidade de coletar, acessar ou armazenar informações pessoais dos usuários.