O Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Municipal de Americana (Gama),

realizou na manhã desta terça-feira (9) a soltura de uma coruja da espécie suindara, capturada na noite anterior em uma residência no bairro Santa Maria.

Na segunda-feira (8), por volta das 19h20, moradores solicitaram o apoio do GPA porque a ave se encontrava acuada em um dos cômodos da casa. Os agentes ambientais verificaram que a coruja estava cansada e desorientada e não conseguia sair do local, e fizeram a captura.

Na manhã desta terça, o animal foi submetido à avaliação veterinária pelos profissionais do Parque Ecológico, que constataram que ele estava ativo, sem ferimentos e expressando comportamentos típicos de sua espécie. Estava, portanto, em condições de voltar para o seu habitat.

De acordo com o inspetor do Grupo de Proteção Ambiental, Jonas Alécio Silva, esta foi a segunda coruja capturada pela equipe, que já atuou na soltura de uma ave da espécie buraqueira.

Mais notícias da cidade e região

“No caso das corujas, algumas pessoas as consideram como sinal de mau agouro, mas na verdade são importantes aves de rapina que cumprem importante função ecológica, ajudando a controlar outras espécies e mantendo o equilíbrio na natureza”, completou Jonas.

O trabalho do GPA é fundamentado em ações de prevenção e de educação ambiental e também contribui para a preservação da fauna e da flora.        

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP