Um aposentado holandês de 69 anos entrou com uma ação pedindo para que um tribunal o autorize a mudar a idade que tem no seu documento de identificação, passando a ser identificado como tendo menos 20 anos. Emile Ratelband, nascido em 11 de março de 1949, apresentou um pedido em 2017 para que a sua data de nascimento fosse alterada para 11 de março de 1969, mas o órgão em causa recusou, conta o jornal De Telegraaf.
Ratelband entrou agora com uma ação contra o Governo holandês, alegando que, se o Estado permite alterar o seu nome ou o seu género, então também deveria ser autorizada a mudança de idade. ???Pode-se mudar de nome. Pode-se mudar de género. Porque não de idade? Fiz exames e o que é que eles revelam? Que a minha idade biológica corresponde aos 45 anos???, diz ele.
Ele se diz discriminado por conta da idade. ???Com 69 anos, estou limitado. Com 49 posso comprar uma casa nova, arranjar trabalho???, explica. ???Quando estou no Tinder e exibo 69 anos, não recebo resposta. Com 49, com a cara que tenho, ficaria numa posição de luxo.???
O juiz disse compreender o argumento de Ratelband que compara a mudança de idade à de gênero, já que em tempos tal teria sido impensável. Contudo, ao permitir alterações de idade abriria espaço a vazios legais sobre o passado dos cidadãos. Sem a existência legal de Ratelband entre 1949 e 1969, o que fazer a esses anos?, questionou o juiz.