(Reuters) – A Intel revelou na segunda-feira a mais extensa revisão de seus processadores móveis Atom, com melhor desempenho, que a fabricante de chips para PC espera irá ajudá-la a desafiar a Qualcomm em smartphones e tablets.

A nova microarquitetura, chamada Silvermont, será um alicerce fundamental nos próximos chips da Intel para dispositivos móveis, microservers e sistemas de entretenimento do carro, disse o vice-presidente de Produtos Dadi Perlmutter a repórteres em um evento na segunda-feira.
Chips da Intel dominam a indústria de PC, mas a empresa tem se esforçado para adaptar seus processadores para smartphones e tablets, um mercado dominado pela Qualcomm. 
A Intel lançou sua linha de processadores móveis Atom para netbooks em 2008, que até agora não conseguiu ser amplamente adotada em smartphones e tablets apesar das melhorias feitas.
Silvermont será a base para os chips de tablets de 22 nanômetros Bay Trail que serão lançados mais tarde neste ano e a Intel diz que terá mais do que o dobro do desempenho de seus atuais chips de tablets. Ele também será usado nas próximos chips de smartphones Merrifield da Intel e chips Avoton para microservers.