Dando seqüência às atividades da campanha Junho Verde, a Secretaria de Meio Ambiente encerrou nesta terça-feira (25), com a participação de 85 pessoas, o curso gratuito de arborização urbana no Centro de Cultura e Lazer (CCL). A capacitação teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da árvore para a saúde do ser humano e ensinar técnicas corretas e seguras para fazer poda e remoção.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Cultura e Turismo, Edison Evangelista, além da etapa teórica, que contou também com palestra da CPFL, sobre convivência da arborização com o sistema elétrico urbano, foi realizada uma aula prática no jardim do CCL. “Tivemos a presença de muitos profissionais autônomos, servidores da Prefeitura de Americana e estudantes de paisagismo. Espero que o curso tenha plantado na consciência de cada um, uma semente para reflexão sobre cuidados com o nosso meio ambiente”, disse Edison.
Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o curso abordou ainda a legislação vigente sobre o tema, técnicas básicas de poda e remoção de árvores, espécies de árvores comuns no meio urbano, espécies corretas e incorretas para plantio e maus tratos com o ecossistema.
Todos os participantes que comparecerem nos dois dias da capacitação e assinaram a lista de presença receberam a certificação e credencial. O engenheiro alerta que mesmo sendo credenciado, antes de fazer as podas, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3471-7770.
A programação da campanha Junho Verde está disponível no site da Prefeitura de Americana, WWW.americana.sp.gov.br
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (19) 3471-7770.