O Conselho Municipal de Saúde de Americana (Comsaude) realizou, entre 24 e 26 de junho, reuniões que culminaram na eleição dos novos membros para o triênio 2019-2022. Os encontros foram realizados na sede da entidade, à Rua Anhanguera, e foram precedidos de todo o trâmite burocrático, que incluiu elaboração de edital, reformulação do Regimento Interno do Conselho, aprovação do edital pelos seus membros e publicação no Diário Oficial da cidade. Os novos representantes tomaram posse nesta quarta-feira (26/6), às 17 horas, em reunião ordinária realizada na Câmara Municipal.
O órgão possui 24 vagas para titulares e 24 para suplentes, divididas entre entidades representativas dos usuários SUS, dos trabalhadores da área de saúde, de prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS e do poder público. Nesta eleição, o conselho foi parcialmente renovado, uma vez que 50% dos atuais componentes foram reconduzidos à função de conselheiros. “A eleição do Conselho Municipal de Saúde é extremamente importante para fortalecer o controle social e as políticas públicas que tanto beneficiam o cidadão, os usuários e trabalhadores da nossa rede municipal de saúde”, destacou o presidente do Conselho, José Sebastião de Souza Campos.
O Conselho é um órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal e garante a participação e o controle social na saúde, bem como avaliza que a população participe do processo de formulação e controle das políticas de saúde, sendo o SUS construído de forma democrática e participativa. Todas as informações sobre as eleições, inclusive o nome dos novos membros, estarão disponíveis a partir de 1º de julho no portal do Comsaude (www.comsaudeamericana.com.br).