O projeto social de kung-fu da Prefeitura de Nova Odessa – a “escolinha” mantida por meio da Secretaria de Esportes e Lazer – segue conquistando medalhas. No último domingo (25/02), por exemplo, alguns atletas deram show no tatame em São Paulo, durante a 4ª Etapa da Copa São Paulo da modalidade. Foram três medalhas de ouro: Gustavo Matos (categoria luta loushu), Sanda Anderson Silva (categoria luta) e José Cisaro (categoria formas avançadas); quatro medalhas de prata, duas com Everton Felix e duas com Gabriel Rodrigues; e uma de bronze com Gabriel Rodrigues.

Para o mestre Alexandre de Almeida, faixa preta e 8º dan e que ensina o esporte por meio do Projeto Social, foi mais uma vitoriosa competição dos atletas novaodessenses. “Esse foi um importante resultado do Kung-Fu de nossa cidade. Estamos felizes com o resultado e as medalhas dos atletas na Copa São Paulo, pois comprova a dedicação, o talento e o esforço deles nos treinos da Escolinha”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes, Renan Reis, também comemorou o pódio da equipe de Nova Odessa. “É motivo orgulho ver os atletas do Kung-Fu representando nossa cidade e conquistarem pódio. Estão de parabéns pelo talento, e as medalhas são fruto do treinamento que eles vêm recebendo do nosso mestre Alexandre, o qual parabenizo e cumprimento, por tudo que ele tem feito pela modalidade do Kung-Fu em nossa cidade”, disse.

O adjunto da pasta, José Henrique de Carvalho, não poupou elogios aos atletas e ao mestre Alexandre. “Temos que comemorar mais esse importante resultado do Kung-Fu de Nova Odessa, que segue brilhando e conquistando pódio. Sem dúvida, ver a evolução dos nossos atletas nos enche de orgulho”, comentou.

KUNG-FU

O esporte é uma arte marcial chinesa, criada em 525 a.C. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza e na observação dos movimentos dos animais. A modalidade é dividida em estilos, que variam de acordo com suas características.

Kung-Fu é uma expressão antiga que significava, no dialeto cantonês, “tempo e esforço desprendido numa atividade”, “grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação”, ou ainda “conhecimento profundo de um assunto”.

Na década de 70 essa expressão cantonesa, utilizada para denominar as artes marciais chinesas, ficou mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto, a expressão gramaticalmente correta para designar arte marcial é Wushu, originária do mandarim (que passou a ser a língua oficial chinesa após 1945).