Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Mais notícias de Moda, Casa e arquitetura

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020), realizada pelo Ministério da Saúde, mais de 45% dos brasileiros já perderam ao menos um dente permanente, e cerca de 39 milhões vivem sem nenhum dente na boca. Esse cenário escancara a falta de cuidado e de acesso à saúde bucal no país, impulsionando a busca por soluções estéticas que também devolvam a funcionalidade do sorriso. Nesse contexto, as facetas dentais têm ganhado popularidade entre pacientes que desejam corrigir manchas, desgastes, desalinhamentos e outras imperfeições, unindo estética, bem-estar e autoestima em um único procedimento.

Com o avanço das técnicas odontológicas e dos materiais estéticos, a busca por lentes de contato dental cresceu. Os pacientes demandam dentes claros, mas que ainda mantenham um aspecto natural. Para ter esse efeito, a escolha do tipo de lente é importante. Segundo o dentista Paulo Augusto Yanase, da Oral Sin, cada material oferece características diferentes de brilho e naturalidade.

  1. Lentes de Porcelana

São as mais procuradas para quem deseja um efeito natural e duradouro. Esse material reflete a luz de maneira semelhante ao esmalte dos dentes. Além disso, a porcelana é altamente resistente a manchas e desgastes.

  1. Lentes de Resina Composta

Mais acessíveis e com aplicação rápida, as lentes de resina são ideais para pequenas correções estéticas. No entanto, apresentam menor durabilidade e podem perder o brilho com o tempo.

Para o planejamento do novo sorriso, são levados em consideração formato do rosto, idade, tom de pele e contorno gengival, respeitando a anatomia e a harmonia facial.

Depois da aplicação, alguns cuidados são essenciais para manter o aspecto bonito e natural dos dentes ao longo dos anos: higiene bucal rigorosa; evitar uso dos dentes como ferramenta; consumir com moderação alimentos pigmentados; e seguir as recomendações do dentista no uso de cremes e enxaguantes bucais.

Para quem já colocou lentes e deseja um visual mais discreto e natural, é possível fazer a substituição. “Hoje é viável criar lentes ainda mais finas, com maior fidelidade à aparência dos dentes naturais. Avaliamos a condição das lentes antigas e da estrutura dentária para indicar a melhor abordagem, garantindo um resultado mais leve, natural e jovem”, reforça Yanase.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP