Com o intuito de apresentar e explicar o programa Saúde em Ação aos prefeitos que assumiram o cargo neste mês de janeiro, o governador Geraldo Alckmin reuniu nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, novos gestores de 71 cidades.
Na ocasião, Alckmin falou sobre a importância de as lideranças municipais se comprometerem com o programa e estabelecerem prioridades. “Nós vamos pagar, mas quem vai licitar são as prefeituras. Por isso, é importante que cada município veja o que já está em andamento e o que falta licitar”, disse o governador.
Além de Alckmin, estavam presentes o secretário de Saúde David Uip, o secretário da Casa Civil Samuel Moreira e o coordenador do programa Saúde em Ação Ricardo Tardelli.
Saúde em AçãoO programa Saúde em Ação é uma parceria do Governo do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que proverá 70% dos recursos. Os outros 30% são recursos do Tesouro do Estado.
O investimento total é de R$ 826 milhões e prevê a realização de 163 obras, entre construção ou reforma de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
“Isso vai desafogar os hospitais, melhorar a resolutividade do chamado atendimento primário. Além disso, haverá a capacitação de funcionários, informatização de tudo e integração dos vários sistemas de saúde”, completa Alckmin.