O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), reeleito para seu 4º mandato, protocolou na tarde desta segunda-feira (4), com 204 assinaturas, requerimento para a criação da CPI do BNDES. Segundo o parlamentar, a comissão terá ação aprofundada na investigação dos contratos entre 2003 e 2015, em especial nos acordos internacionais.
Para bombar a proposta, Macris fez um vídeo – postado em suas redes sociais – em que aparece ao lado dos novatos, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).
Macris destaca que conta com a força das bancada do governo para investigar as irregularidades e ilicitudes que foram mantidas em segredo da população. “Mesmo que esta Casa já tenha realizado apuração, é imprescindível se debruçar nos dados mantidos na conhecida ‘caixa preta’ do BNDES. A situação política então vigente impediu que abríssemos esses dados, mas aqui não cruzaremos os braços”, declarou.
Bilhões de reais foram destinados a outros países, sem investimento no Brasil. “Foram R$ 4,1 bilhões financiados em projetos da Odebrecht em Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba. Nada deste montante investido no nosso país”, criticou.