(Reuters) – A plataforma de meios de pagamento do Mercado Livre lançou nesta terça-feira oferta de crédito para vendedores do site e que usam as máquinas de cartões do grupo, reforçando sua capacidade de geração de negócios em um momento em que a rivalidade no setor cresce e a economia volta a avançar.
A companhia, por meio da unidade Mercado Pago, iniciou testes com o produto há seis meses no Brasil, depois de lançar a oferta de crédito para os vendedores na Argentina e no México no ano passado. O objetivo, além de atrair os vendedores, é ofertar crédito também para os compradores deles nos próximos meses, afirmou o diretor do Mercado Pago no Brasil, Tulio Oliveira.
Durante os testes no Brasil, a oferta de crédito atraiu 18 mil clientes, que tomaram 250 milhões de reais em empréstimos, disse o executivo. O volume de clientes é mais que a metade dos 25 mil clientes que contrataram empréstimo com o Mercado Pago onde o serviço foi lançado, disse o vice-presidente sênior do Mercado Crédito na América Latina, Martín de los Santos.
A oferta de empréstimo tem parceria no Brasil com o banco Topázio, do Rio Grande do Sul, e com a financeira BMP MoneyPlus. Além da parceria na concessão dos empréstimos, o grupo Mercado Livre montou um FDIC para captar recursos para o negócio, disse Oliveira. Segundo Santos, até agora a inadimplência média das operações na região é de 2 por cento.
O lançamento do produto de empréstimos acontece poucos dias após a PagSeguro, do grupo UOL, fazer o maior IPO de uma companhia brasileira desde abril de 2013, movimentando cerca de 2,3 bilhões de dólares. Outra processadora brasileira de pagamentos, a Stone, também planeja um IPO nos próximos meses, disseram fontes à Reuters este mês.