A Prefeitura de Campinas (SP) trabalha na elaboração do projeto de uma Parceria Público-Privada (PPP) que prevê o fim da coleta de lixo nos moldes em que é realizada atualmente. A PPP tem como intenção modernizar o processo e, por isso, propõe a instalação de contêineres subterrâneos para onde a população deverá encaminhar os resíduos.
 A licitação para o serviço será aberta no segundo semestre deste ano e ele será implantado gradativamente a partir de 2014.A decisão de criação dos contêineres subterrâneos trará benefícios, como impedir a exposição do lixo pelas ruas e impedir o contato do material com animais domésticos. 
A estrutura segue a linha da proposta das lixeiras subterrâneas instaladas na região central de Campinas. A proposta é criar uma unidade por quarteirão ou em grandes condomínios. A implantação, gradativa, deverá começar nos bairros mais povoados e com maior volume de construções verticalizadas.
Com a mudança, a função dos trabalhadores dos caminhões de coleta fica restrita, mas segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella,  esta mão de obra poderá ser absorvida por outros serviços que passarão a ser oferecidos, como o da reciclagem.
A população está dividida sobre a implantação desse novo projeto, enquanto alguns dizem que não “custa nada andar um pouco para deixar a cidade mais limpa”, outros dizem que “não vai funcionar se instalarem esses contêineres em locais distantes”.