Oscar de la Renta, um dos nomes maiores da moda norte-americana que vestiu desde primeiras-damas a estrelas de Hollywood e viu as suas criações desfilarem nas principais passerelles de todo o mundo, morreu aos 82 anos sua casa em Kent, no Connecticut.
Oscar de la Renta lutava há dez anos contra um câncer e acabou por sucumbir à doença nesta segunda-feira, confirmou a sua mulher, Annette de la Renta, ao diário New York Times.
Um criador de renome desde meados do século XX, de la Renta nasceu na República Dominicana, em 1932. Nos anos de 1950 mudou-se para Madrid para estudar pintura e foi na capital espanhola que estagiou com outro ícone da moda, Cristobal Balenciaga, que se tornou seu mentor . Mais tarde, mudou-se para Paris para trabalhar com Antonio del Castillo na Lanvin e, em 1963, foi trabalhar para Elizabeth Arden em Nova Iorque.
A fama chegou já na década de 1960, quando de la Renta vestiu pela primeira vez Jackie Kennedy e lançou a sua primeira linha de moda, em 1965. Desde então, antigas primeiras-damas como Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush e Hillary Clinton foram todas vestidas por si.
Nas últimas décadas, as criações de de la Renta eram igualmente obrigatórias nas passadeiras vermelhas de Hollywood. Cameron Diaz, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Amy Adams ou Sarah Jessica Parker são algumas das inúmeras estrelas que usaram vestidos seus.
A sua última criação, a fazer capa de inúmeras revistas cor de rosa e da Vanity Fair italiana, foi o vestido que o estilista desenhou para Amal Alamuddin para o seu casamento com George Clooney em Veneza, Itália, no final de Setembro. “O George e eu queríamos um casamento romântico e elegante, e eu não consigo imaginar alguém mais capaz do que o Oscar para captar esse estado de espírito num vestido”, disse na altura Alamuddin à revista Vogue.
Uma das últimas aparições do estilista ocorreu durante a Semana de Moda de Nova Iorque, a 9 de Setembro, e há uma semana confirmou Peter Copping como o seu novo director criativo.
Em 2009, de la Renta descreveu à Vanity Fair o que era para si a diferença entre moda e estilo: “A moda é sobre vestir segundo o que está na moda. O estilo é mais sobre ser você mesmo”.