Evidentes ou mais discretos, os móveis multifuncionais transformam
o ambiente onde estão inseridos. Junto com a proposta de acumular mais de uma forma de uso, são considerados tendências na arquitetura de interiores, principalmente quando existe a necessidade de resolver a ausência de espaço por meio de resoluções inteligentes. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, peças com mais de uma finalidade é um verdadeiro ‘caminho sem volta’, tanto no décor residencial, como nos comerciais.
“É fato que hoje precisamos, cada vez mais, da criatividade para resolver as necessidades dos nossos moradores. Felizmente, tanto a indústria moveleira tem nos ofertado respostas interessantes na criação das peças, como também podemos idealizar projetos sob medida, que atendam exatamente aquilo que definimos“, afirma a arquiteta, que é bastante adepta da possibilidade de criar soluções personalizadas.
A seguir, acompanhe algumas propostas executadas por Cristiane Schiavoni:
Para começar, o que são móveis multifuncionais?
Um móvel multifuncional é aquele que cumpre mais de uma função por meio de sua estrutura. Diferente do padrão tradicional, geralmente aparecem como a resposta personalizada para proprietários de apartamentos pequenos – perfil de imóvel que requer o aproveitamento máximo dos espaços para a vida de acordo com o planejado pelo morador. “Esse tipo conceito pode ser usado em todos os ambientes e inserido nos mais diversos estilos”, enfatiza Cristiane, que enumera como vantagens a otimização e integração dos ambientes, e a versatilidade que se adapta às rotinas – sem, é claro, deixar de lado a beleza estética.
Um ambiente concebido pela arquiteta Cristiane Schiavoni para duas ocasiões: a mesma marcenaria que propicia a bancada de trabalho para o expediente do home office – que por sua vez é acompanhada por armários, gavetas e nichos diversos –, também cede espaço para o hobby da moradora: seus projetos com a máquina de costura | Fotos: Carlos Piratininga
Como usar móveis multifuncionais?
Não existem padrões pré-definidos no que diz respeito à polivalência do mobiliário, porém a experiente arquiteta coloca algumas ressalvas a serem analisadas: “O primeiro passo é avaliar as dimensões do ambiente para garantir que esse móvel cumpra sua função com tranquilidade. De nada adianta um sofá-cama se ele for grande demais e atrapalhar a circulação no ambiente”, acrescenta. Outro ponto interessante é considerar o estilo do décor para combinar o móvel de forma harmônica com o restante da composição.
Inspiração de móveis multifuncionais
Um sofá para se jogar, sentar-se à vontade ou mesmo para deitar-se: essa foi a ideia da arquiteta Cristiane Schiavoni quando projetou a base de marcenaria que acomodou os futons.
Na sala de estar de um casal super descolado, nada de uma peça alinhada com o tradicional. A concepção da arquiteta Cristiane Schiavoni foi investir na estrutura de marcenaria, com nichos que recebem itens decorativos, e que recebeu o estofamento em futon. O estilo despojado é um convite para sentar e acomodar as pernas do jeito que preferido. Além disso, embaixo do futon existe um baú que agrega mais funcionalidade ainda ao mobiliário. | Foto: Carlos Piratininga
Canto alemão com baú
Na arquitetura de interiores, o conhecido canto alemão ganhou notoriedade como uma resposta da marcenaria para complementar os assentos disponíveis na mesa de jantar. “Eu sou super adepta, tanto para resolver a ausência de espaços e as limitações do layout, como para presentear os moradores com mais uma opção de armazenamento, com os baús dispostos na parte interna da marcenaria. Considero o máximo!”, compartilha, entusiasmada, a arquiteta.
Na sala de jantar integrada com a área social, o banco alemão, em ‘L’, contornou o design inovador da mesa de jantar. Ao erguer o estofado, surge um vão considerável para guardar aquilo que os armários não comportariam | Projeto: arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Rafael Renzo
Estante home office
Para muitos, a realização das atividades profissionais em casa incorreu em uma questão essencial: definir o ambiente certo para trabalhar com conforto e sem interferir na rotina da casa. No apartamento de um jovem casal, a estante da sala de estar contempla a bancada, que pode ser acionada no horário de expediente. “A ideia é muito bacana, pois ao finalizar, o ato de guardar essa base já muda completamente o clima do ambiente”, analisa Cristiane.
Leia + sobre Economia
Na sala de estar, a bancada retrátil resolve a vida da moradora durante as atividades profissionais e não interfere no layout do apartamento | Projeto: arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Rafael Renzo
Marcenaria única para integração de ambientes
A ideia de uma marcenaria única tem sido um conceito muito empregado quando a necessidade é explorar com inteligência um imóvel pequeno.
Neste apartamento com apenas 28m², uma única marcenaria planejada preenche a cozinha com armários e eletrodomésticos embutidos. Na sequência, dá vida ao guarda-roupa e, na lateral esquerda, conta ainda com nichos abertos para organizar os itens decorativos, livros, adega e bandeja com bebidas | Projeto: arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Rafael Renzo
TV giratória
Uma TV que atende dois ou mais ambientes integrados: por meio do suporte giratório, o aparelho eletrônico pode ser acessado de acordo com a vontade do morador, sem sair do lugar.
Para este projeto, a ideia do suporte atendeu super bem o que os proprietários buscavam: praticidade e conforto. Imagina que prático estar na cozinha, prontíssimo para cozinhar uma receita diferente e poder conferir todo o tutorial pela televisão? | Projeto: arquiteta Cristiane Schiavoni Fotos: Guilherme Pucci
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP