A vereadora Nathalia Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação solicitando ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de fornecer estímulo adicional às políticas públicas municipais voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes e de Governo Digital. De acordo com a parlamentar, o Conselho também teria como atribuição propor diretrizes e prioridades que norteariam as aplicações de recursos orçamentários, por meio de programas e instrumentos que promovam a transferência de tecnologias inovadoras aos setores público e produtivo, com ênfase em médias, pequenas e microempresas e no empreendedorismo social, para a geração de postos de trabalho e renda.
Segundo Nathália, as atividades desenvolvidas pelo conselho buscam identificar as necessidades no município. “O conselho vai ampliar e incentivar a popularização preparando a sociedade para as mudanças tecnológicas”, disse. Na indicação, a vereadora apresenta ainda a minuta de um projeto de lei que poderá ser utilizada pelo Poder Executivo como base de estudos, onde estabelece a composição do conselho, a duração do mandato dos membros, as atribuições e, por fim, sua organização e funcionamento.
A indicação será incluída em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (9) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.