A Prefeitura de Nova Odessa está retomando o Programa Municipal de Castração e Microchipagem gratuitas de animais domésticos de famílias carentes, cuja etapa mais recente foi encerrada no final do ano passado. Graças à contratação de um “castramóvel” (um veículo preparado para servir como clínica e ambulatório veterinário), serão disponibilizadas mais 800 vagas nesta 3ª etapa da iniciativa municipal, sendo 300 para cães e 500 para gatos.
As cirurgias devem começar em breve, conforme agendamento do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde informado diretamente às famílias carentes beneficiadas. Entre 2021 e 2022, as primeiras etapas do Programa promoveram a castração e microchipagem gratuitas de 1.900 pets de famílias vulneráveis da cidade, bem como de animais comunitários sob cuidados de voluntários da causa animal da cidade.
LEIA TAMBÉM: Leitinho pede controle de hospedeiros e detalha ações da prefeitura contra febre maculosa
As inscrições dos interessados começam nesta terça-feira (27/06), e só serão aceitos animais SRD (Sem Raças Definidas). Os novaodessenses interessados devem comparecer até a Central de Atendimentos do Paço Municipal, em horário de expediente, ou até acabarem as senhas distribuídas a cada dia. As vagas são limitadas, portanto a inscrição se encerra quando terminaram as alocações disponíveis.
“Como médico veterinário e defensor da causa animal, entendo que promover a castração de cães e gatos é a melhor forma de evitarmos os maus tratos e o abandono. Por isso, desde o início, a nossa gestão tem dado prioridade para esse programa de castração, já castramos quase 2 mil animais e vamos ampliar essa conta agora, com esta nova etapa do Programa”, explicou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).
“Com o ‘castramóvel’, poderemos atender as regiões mais distantes do centro urbano, como as chácaras Las Palmas, Acapulco e Recreio. A castração é importante pois previne crias indesejadas, além de diversas doenças como tumores de mama e de próstata, nos machos. É a única maneira de realizar o controle populacional em nosso município. Além das castrações, os animais serão microchipados”, reforçou Paula Faciulli, médica veterinária encarregada pela Zoonoses.
As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 11h e 13h às 15h30. É necessário apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de endereço, Cartão + Saúde (novo) em nome de quem vai fazer a inscrição. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome da pessoa, é preciso apresentar declaração ou cópia do contrato de aluguel. Se estiver no nome do pai ou mãe, isso não é necessário.
A primeira etapa do Programa Municipal de Castração foi realizada ano passado com recursos municipais e atendeu a 1.000 animais domésticos, sendo 600 cães e 400 gatos. Já a 2ª e atual etapa, com mais 900 cirurgias, foi viabilizada através de emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada ao Município pelo deputado estadual Delegado Bruno Lima, em atendimento a um pedido do prefeito.
“Só com a castração a gente vai evitar o abandono, as crias indesejadas e os maus-tratos aos animais. Estamos também identificando os animais castrados, o que também é muito importante para localizar um animal perdido. Aproveitem a oportunidade do nosso Programa gratuito e façam a inscrição para castração e chipagem do seu cachorrinho ou gatinho”, completou o prefeito Leitinho.
FAÇA PARTE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP