Alunos do Centro Educacional 436 do Sesi (Serviço Social da Indústria), de Nova Odessa, visitaram na manhã desta sexta-feira (26) as estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) do município, geridas pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelo saneamento básico na cidade.
A turma de estudantes do 5º ano do ensino fundamental iniciou a visita pela ETA, que fica na sede da companhia, no Jardim Bela Vista. Na chegada, eles foram recebidos pela gerente administrativa da Coden, Marizilda Barbosa, e por técnicos da estação, que os guiaram por todo processo de tratamento, desde a chegada da água bruta, captada do sistema de represas que abastece a cidade, ao reservatório de água tratada, de onde sai para encher as milhares de caixas d’água espalhadas pelo município.
Depois de assistirem a uma palestra e conhecerem os tanques de tratamento e o laboratório de controle de qualidade, os alunos seguiram para a estação de tratamento de esgoto, que processa 100% dos efluentes coletados na cidade. Referência na região de Campinas e no Estado, a ETE Quilombo trata, em média, 135 litros de esgoto por segundo.
A professora Freidmar Justo avaliou a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Para eles, a água vem da torneira. Eles não têm noção do tamanho do trabalho para captação e tratamento, tanto para a água chegar às casas como o esgoto das residências que volta para o rio. Esse conhecimento vai fazer com que eles tenham mais cuidado na utilização da água e também com o esgoto”, destaca a educadora do Sesi.
EDUCA????O AMBIENTAL. A temporada de visitas de escolas públicas e particulares às estações da Coden foi aberta no início do mês e faz parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, sob coordenação do IEC (Informação, Educação e Comunicação), projeto criado pela Administração Municipal para estimular ações de educação e conscientização.
A educação ambiental é uma das exigências da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para certificação de municípios no Programa Município VerdeAzul (PMVA), lançado em 2007 pelo Governo do Estado com objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Nova Odessa recebeu a certificação de Município VerdeAzul no ano passado, ao conquistar 85,63 pontos e ficar na 32ª posição entre mais de 600 municípios avaliados no Estado. Entre Em cinco anos, o município foi certificado quatro vezes, saltando da 323ª colocação em 2013 para o seleto grupo das 40 cidades paulistas com excelência em gestão ambiental. Entre as diretivas levadas em consideração na avaliação estão ações nas áreas de esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável e qualidade do ar.