Os alunos surdos da rede pública municipal de Educação de Nova Odessa contam agora com atendimento especializado. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza assinou, nesta sexta-feira (15), o termo de parceria com o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos, instituição sem fins lucrativos, especializada neste tipo de atendimento. A unidade é presidida por Célia Pereira da Silva Soares.
A Emefei (Escola Municipal de Educação Fundamental e Ensino Infantil) Vereador Osvaldo Luiz da Silva receberá todos os alunos surdos do município. Atualmente, quatro são assistidos, porém, de acordo com a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, com a assinatura do convênio, a educação especializada poderá ser estendida a todos os estudantes com essa deficiência no município, com idades entre quatro e 12 anos.
Cada classe que contar com um aluno surdo terá um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, a escola contará com um equipe especializada composta por um professor bilíngue, responsável pelo planejamento das aulas, um instrutor surdo, que ensinará Libras para os surdos e para os demais alunos, e um coordenador pedagógico, que coordena todas as atividades.
O INSTITUTO ??? O Instituto Phala tem sede em Itatiba e atende outros oito municípios, entre eles Jundiaí e Itatiba e também mantém convênio com a Secretaria Estadual de Educação.