Com a medalha de ouro conquistada nesta quarta-feira (26) no handebol masculino para alunos de até 12 anos, a escola Dorti Zambello Calil conquistou o título de campeã geral dos Jogos Escolares ??? Fase Escolas Estaduais 2019 de Nova Odessa. A escola João Thienne, vencedora de quatro das seis finais disputadas no último dia da competição, ficou com o vice-campeonato e a Joaquim Rodrigues Azenha, na terceiro colocação.
A escola do Jardim Bela Vista foi campeã no handebol sem entrar em quadra. Isso porque o time sub 12 da Alexandre Bassora não reuniu número suficiente de alunos para a partida e perdeu por WO. Com os 13 pontos contabilizados pelo ouro, o Dorti fechou a competição com 131 pontos, segundo boletim divulgado na tarde desta quarta pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, uma das organizadoras do evento esportivo que reuniu mais de 700 alunos-atletas no Ginásio ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa.
Apesar do campeonato do Dorti, o sétimo e último dia dos Jogos Escolares foi realizado na frequência da escola vice-campeã, que venceu as quatro finais que disputou: handebol sub 14 e sub 17, contra equipes do Alexandre Bassora, dono da quarta melhor campanha no torneio estudantil; e futsal masculino sub 14 (contra o Dorti) e sub 17, contra o Joaquim, na partida mais eletrizante da competição. O Thienne somou 122 pontos.
No outro jogo do dia, o time sub 12 da escola Geraldo de Oliveira, que fica no Jardim Monte das Oliveiras, contou com o apoio da sua torcida e derrotou os meninos da escola Joaquim, terceira colocada nos Jogos com 84 pontos, e ficou em sexto lugar na classificação geral.
Após a tabulação dos resultados, o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, cumprimentou os diretores e os professores da escola campeã e parabenizou as outras cinco escolas participantes. “Fizemos uma edição de Jogos Escolares maravilhosa, com grandes partidas, boa participação de alunos e familiares e, sobretudo, respeito e disciplina absolutos. Estão todos de parabéns”, avaliou Tosta.
Presente nos sete dias de competição, a primeira-dama Andréa Souza, presidente do Fundo Social de Solidariedade, classificou o evento como perfeito. “Fiz questão de vir aqui hoje para abraçar todos os professores e funcionários da Secretaria de Esportes envolvidos na organização. Foram todos impecáveis. Agora, precisamos pensar na próxima”, disse Andréa, que idealizou o Projeto Fênix – Transformando Vidas, co-organizador dos Jogos.
Encerrados oficialmente nesta quarta-feira, os Jogos Escolares foram abertos no último dia 14 e foram realizados graças à parceria do Projeto Fênix com a Secretaria de Esportes e a Diretoria Regional de Ensino de Americana, órgão ligado ao Governo do Estado. Participaram equipes das escolas Alexandre Bassora, Dorti Zambello Calil, João Thienne, Joaquim Rodrigues Azenha, Geraldo de Oliveira e Silvânia Aparecida Santos.