??poca de férias é sinônimo de brincadeira para as crianças e, entre elas, destaca-se o soltar pipa. Por isso, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa dá orientações sobre a melhor forma de brincar sem correr riscos. Segundo o diretor comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Fontes Paulo, a principal orientação é que não se deve usar, em hipótese alguma, linha chilena ou cerol na linha da pipa.
Outra orientação é que se solte pipas em lugares longe de fios de energia, pois as linhas da pipa podem conduzir energia elétrica. Também é recomendado que, ao sinal de mudança climática (chuva), deve-se parar de soltar pipas, pois elas podem atrair raios.
O diretor comandante lembrou que, com o objetivo se sensibilizar as crianças sobre os perigos do cerol, em 2014 foram promovidas ações nas escolas, envolvendo a participação de cerca de 2.300 crianças.
MULTAS ??? Em Nova Odessa, por meio da Lei 2.000, de 2 de julho de 2004, é proibida a comercialização e o uso do cerol. Para tanto, além da apreensão dos materiais, existem penalidades tanto para o infrator que usa o cerol (320 Ufirs), dobrada em caso de reincidência, como também para quem comercializa o cerol (640 Ufirs), dobrada em caso de reincidência. Em caso de menores, a penalidade é aplicada aos pais e responsáveis.
Segundo o diretor comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Fontes Paulo, em 2014 foram feitas quatro apreensões de cerol. “Felizmente, não houve acidentes envolvendo motociclistas. Para denunciar quem estiver soltando pipas com cerol ou linha chilena, a população deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa pelo do telefone (19) 3466-1900 ou pelo 153”, lembrou.