E o espírito de Natal já está chegando… Não se faz presente somente na decoração dos shoppings centers, mas também nas telas do cinema. Uma prova disso é o filme ‘O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos’. Dirigido por Lasse Hallström e Joe Johnston, funciona no sentido de nos levar para o reino da fantasia.
O ponto de partida é claro, é o conto infantil de E. T. A. Hoffmann, ‘O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos’, transformado, em 1892, em um ballet de dois atos por Tchaikovsky a partir da versão de Alexandre Dumas, pai. Portanto, a narrativa e a dança, além da referência ao clássico filme ‘Fantasia’, da Disney, se mesclam.
No enredo, na noite e Natal, a jovem Clara viaja por quatro reinos em busca de uma chave capaz de abrir um poderoso presente. A jornada leva pelos encantados reinos das Flores, dos Doces, dos Flocos de Neve e o perigoso Quarto Reino. A magia visual fascina e permite um mergulho nessas realidades paralelas ao que consideramos o mundo real.
O grande ensinamento do filme, bem dentro do espírito natalino, está em que apenas o trabalho em grupo permite a vitória em nome do bem da humanidade. Os adversários e as ameaças são afastados pela habilidade de Ana trabalhar junto ao Capitão, um simpático soldadinho e aos camundongos. A união sincera os faz fortes e invencíveis.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.