Segundo a pesquisa Nielsen, o ano de 2015 registrou crescimento de 16% na categoria de alimentos saudáveis na América Latina. No Brasil, onde o setor movimenta US$ 35 bilhões ao ano, a venda de comidas e bebidas saudáveis cresceu 98% nos últimos cinco anos. No mesmo período, os produtos tradicionais cresceram 67%.
Exigente, esse consumidor está mais atento aos rótulos, informações nutricionais, preço, benefícios e valor agregado dos produtos. Com tantas mudanças, as empresas precisaram rever os seus posicionamentos e rechearam as prateleiras com opções nutritivas, de qualidade e sabores que agradem a esse novo perfil.Para o consultor de negócios e professor da IBE-FGV, Alcidney Sentalin, o grande diferencial das empresas que apostam em produtos saudáveis está nos exigentes clientes. ???Agradar esse público é uma tarefa cheia de detalhes. Não é um bom encarte publicitário ou uma bela propaganda que vai fazer com que o produto seja sucesso de venda. O resultado é uma combinação de fatores. O item precisa ser economicamente viável para o consumidor, mas também precisa ser vantajoso para a empresa, para que tenha continuidade. Ser funcional e atender às expectativas são os itens essenciais???, alerta o professor.Ainda segundo Alcidney, o segmento deve crescer cada vez mais, pois a população está ciente dos benefícios desses produtos. ???Esse mercado deve estar acima da média dos demais alimentos por uma razão muito simples, a busca pela longevidade. No Brasil, a expectativa de vida aumentou e, com isso, a população passou a zelar ainda mais pela qualidade de vida???, ressaltou.Nas prateleirasAntes considerados apenas para atletas, público fitness e acompanhamento nas dietas, hoje, os produtos que se propõem a proporcionar vidas mais saudáveis conquistaram espaço nobre nas prateleiras dos supermercados, lojas especializadas e padarias. Com a crise econômica que abalou o país, muitas empresas se realocaram e encontraram novas oportunidades de crescimento.Acompanhando as pesquisas e evolução do mercado da saudabilidade, a Ultrapan, empresa localizada em Valinhos, que atua há 25 anos no mercado de bebidas, apostou no poder das frutas e vegetais, além dos investimentos em pesquisas e tecnologia.Com resultados positivos, a empresa ampliou o portfólio de produtos saudáveis e lançou o Frutaria 100% Integral nos sabores uva e laranja. ???Esse suco não possui adição de água, é isento de corante, possui açúcar da própria fruta e não tem conservantes???, ressalta a gerente de marketing da Ultrapan, Vivian Zamoner. Outra aposta é o recém lançado Frutaria Monossabor, que possui alta porcentagem de néctar acrescentando ainda mais aspecto saudável e natural ao suco.???Esses produtos são isentos de glúten, outra preocupação constante desses consumidores???, destaca a gerente, que reitera que o mercado da saudabilidade deve priorizar pela fabricação de itens saborosos e prazerosos, que mostrem resultados e benefícios na prática. ???Os nossos consumidores buscam a satisfação de uma necessidade específica, algo que possa agregar ao estilo de vida mais saudável.???, diz Vivian.Outro diferencial desse público está no comportamento. Além da busca de um produto saboroso e de qualidade, eles buscam atendimento diferenciado. ???O mercado está experimentando um novo segmento de produto e as pesquisas revelam que a aceitação é positiva. Acredito que os investidores desse ramo terão sucesso, pois o crescimento deve continuar nos próximos anos???, finaliza o especialista da IBE-FGV, Alcidney.