O prefeito Omar Najar (PMDB) afirmou nesta sexta-feira que o pagamento integral dos servidores deve ser realizado até o próximo dia 20. A informação foi passada em coletiva com a imprensa, logo após conversa com os vereadores, que estiveram na prefeitura para esclarecer a situação.
Assim como Valmir Frizzarin, secretário de fazenda e Alex Niuri, secretário de negócios jurídicos, Omar colocou que a situação se deve à queda da arrecadação que, segundo ele, é de aproximadamente 20%. Outro apontamento feito pelos administradores da cidade é a situação em que a prefeitura foi assumida. “Nós estamos procurando sair dessa situação de calamidade. Se fosse o caso até de declarar calamidade pública essa Americana do jeito que está, seria o caso”, desabafou o prefeito.
Questionado sobre a relação com o sindicato, Omar afirmou que as portas da prefeitura estão abertas e cobrou a entidade em relação a um acordo de conciliação firmado na greve anterior. “Existe uma ata de uma outra negociação de greve em que nós propusemos para que uma pessoa do sindicato acompanhasse dia-a-dia do secretário de fazenda. Eles não mandaram ninguém. O sujeito tinha que estar aqui dentro da prefeitura. Nunca houve uma transparência como nós fazemos aqui”, concluiu Omar.
SINDICATO x NIURI – Antes da reunião com o prefeito, o dirigentes do sindicato estiveram com Alex Niuri e, segundo o secretário, o assunto discutido foi a liminar adquirida pela prefeitura para que o funcionalismo trabalhe com 80% dos serviços essenciais.