O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) foi representado pelo presidente e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em reunião com o presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Ronaldo Oliveira, na quarta-feira (27), em Brasília. O objetivo foi tratar da revisão do Plano Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos. Também participaram da reunião o deputado federal, Enrico Misasi, o prefeito de Madre de Deus (Bahia), Jeferson Andrade, e a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, que também presidem consórcios nas suas regiões.
“O plano é uma importante ferramenta de gestão e precisa de atualização constante, obrigatória por lei. Uma coisa que precisa contemplar, por exemplo, é a questão da logística reversa para podermos cobrar os deveres dos fabricantes e importadores. A logística reversa cobra do fabricante a reciclagem do material que ele produz e seu descarte correto. Hoje essa conta é paga pelos municípios de forma totalmente injusta”, afirmou Bill.
A Funasa aprovou, recentemente a destinação de R$ 1,7 milhão para a revisão do plano do Consimares, que engloba as cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Hortolândia. Outros consórcios também foram contemplados. Um Acordo de Cooperação Técnica assinado junto ao Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), permitiu a conquista da verba. “Precisamos
CURSO. O Consimares também participou de um programa de treinamento para a elaboração e implementação de planos de gestão integrada de resíduos sólidos, em Brasília, de 25 a 27 de fevereiro. Apenas 12 municípios em todo o Brasil foram selecionados para participar. O superintendente do consórcio, engenheiro agrônomo Valdemir Ravagnani destacou que o programa é fruto de uma parceria entre a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e a Sepa (Agência de Proteção Ambiental da Suécia), com base no modelo de gestão sueco.
CONTAS APROVADAS. O conselho fiscal do Consimares se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º) para apreciação das contas do exercício 2018. Segundo o vereador Jesus Gomes, de Monte Mor, “estava tudo na mais perfeita ordem, sendo que as contas foram totalmente aprovadas”. Após a reunião, os conselheiros se encontraram com o presidente Bill, que anunciou a necessidade de atualização do plano e a aprovação da verba para início dos trabalhos.
“Estamos apenas aguardando a liberação do dinheiro por parte da Funasa. Nosso plano de gestão deverá ser dos mais modernos, contemplando a logística reversa e apontando melhores caminhos para os resíduos sólidos das cidades contempladas pelo Consimares”, disse ele.