A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Carioba receberá obras de reforma com a finalidade de melhorar a sua eficiência operacional. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Americana, o Departamento de Água e Esgoto e o Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré (Sinditec). O projeto foi tema do encontro ocorrido nesta sexta-feira (29) entre representantes do DAE e Sinditec com o prefeito Omar Najar, no gabinete.

O projeto da reforma deve-se à necessidade de melhorar a eficiência no tratamento de efluentes na estação localizada na confluência do Ribeirão Quilombo com o Rio Piracicaba. “Primeiramente será feito um diagnóstico do sistema, com o qual, será possível determinar os novos parâmetros de tratamento, as obras necessárias e os valores do investimento”, disse o diretor do DAE, Leandro Zanini.
Os empresários apresentaram o cronograma de atividades da empresa contratada e  solicitaram ao prefeito Omar Najar a sua anuência, estabelecendo entre a Prefeitura,  DAE e empresários o compromisso para concretização do empreendimento.
Construída há 28 anos, a ETE contou com poucas atualizações técnicas nesse período. “Os registros indicam que os índices de eficiência no tratamento oscilam entre 25% e 40%. O projeto de reforma da ETE tem como objetivo melhorar as condições técnicas do sistema e ampliar a eficiência para atender a legislação atual, que prevê a redução de 80% da carga poluidora”, explicou.
O prefeito declarou que há disposição e interesse do município na parceria para viabilizar o projeto. Após a finalização dos estudos técnicos e financeiros, o Executivo enviará um projeto de lei à Câmara Municipal para restabelecer os termos do convênio.