A Secretaria de Educação de Americana entregou 242 jogos de carteiras novas para as Emefs (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Jonas Correa e Paulo Freire e Ciep São Vito. O investimento foi feito ao longo do mês de agosto e foi de R$ 92 mil.
Segundo a secretária de Educação, Juçara Novelli, é preocupação da Pasta ampliar e oferecer materiais de qualidade para a rede municipal de ensino. “As carteiras devem estar de acordo com o tamanho e a faixa etária dos alunos, garantindo conforto nas salas de aula e contribuindo para a permanência dos mesmos nas escolas. A instituição tem que ser um espaço prazeroso com materiais adequados ortopedicamente garantido qualidade de ensino e de vida posterior para estes alunos”, afirmou. 
A Secretaria vai estabelecer ainda um convênio com a FUNAP, Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, ligada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, com o objetivo de reformar jogos de carteiras das escolas. Na rede municipal podem ser enviadas para a Fundação cerca de 60 carteiras.
 “Já fizemos um contato com a Funap. Falta agora eles enviarem os termos do convênio e a determinação para qual unidade iremos enviar o material. Geralmente é um presídio próximo”, explicou o assessor  técnico da Secretaria de Educação e diretor do Ciep da Cidade Jardim, Perci Moreira.
Segundo Moreira, o objetivo do convênio é oferecer oportunidade de recuperação de presos, portanto uma questão social, além da questão financeira. O serviço sai bem mais barato. “Este número de jogos de carteiras com pequenos problemas que iremos enviar é pequeno se tomarmos a dimensão de nossa rede. A questão em nossa ótica é oportunizar trabalho para os presos”, completou.