Presidente da APAS, Erlon Ortega participa de evento da ABRAS, em Nova York

Executivo foi mediador do painel ‘Perspectivas 2026 para o Varejo Alimentar Brasileiro’ durante o NY ABRAS DINNER VIP

Leia + sobre  economia, emprego e mercado

O presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega, participou nesta segunda-feira (12) do NY Abras Dinner VIP, realizado em Nova York, durante a NRF. Na ocasião, Ortega atuou como mediador do painel “Perspectivas 2026 para o Varejo Alimentar Brasileiro” e destacou que o futuro do setor passa pela combinação entre tecnologia e pessoas.

Segundo o executivo, a Inteligência Artificial (IA) já se consolidou como uma ferramenta estratégica para o varejo, mas não substitui o fator humano na relação com o consumidor. “O varejo do futuro é aquele que usa tecnologia para ser mais eficiente, sem perder o trabalho humanizado. Para o Brasil, isso significa aplicar inteligência artificial para melhorar estoque, preços e logística, integrar de verdade o físico e o digital e, principalmente, oferecer uma experiência melhor ao consumidor”, afirmou.

O painel teve como anfitrião e âncora o presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, e reuniu líderes do segmento como Belmiro Gomes, Everton Muffato e José Koch, para debater cenário econômico, desafios da mão de obra e os projetos dos maiores varejistas do País para 2026.

Sobre a APAS – Com 54 anos, a APAS – Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na capital paulista e 13 regionais distribuídas estrategicamente.

A APAS conta com mais de 27 mil estabelecimentos no Estado de SP, responsáveis por 30% do faturamento nacional do setor. O setor supermercadista paulista faturou, em 2024, R$ 328 bilhões — crescimento real de 3% em relação a 2023 — 9,7% do PIB estadual. Os supermercados empregam mais de 669 mil pessoas, com potencial de expansão de mais 34 mil vagas em diferentes funções.

Presidente da APAS, Erlon Ortega participa de evento da ABRAS, em Nova York

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP