Quatro projetos tecnológicos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foram premiados nesta quarta, 25, na nona edição do Prêmio Eseg de Gestão, parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg), ligada ao Grupo Educacional Etapa.
A competição é destinada a alunos concluintes dos Ensinos Técnico e Médio. Neste ano, a novidade foi a participação de alunos do Ensino Superior Tecnológico.
“Mais uma vez é uma grande satisfação estarmos aqui premiando nossos alunos e honrando os professores nesse processo tão importante que é trabalhar com o desenvolvimento de projetos”, disse o vice-diretor-superintendente do CPS, Luiz Antonio Tozi. “Entre os 300 mil alunos que temos hoje estão vocês, com um diferencial competitivo no mercado.”
As Fatecs Indaiatuba e São José do Rio Preto participaram pela primeira vez, mas os prêmios ficaram mesmo com as Etecs. Na categoria Controles e Processos Industriais, venceu o trabalho Estudo da Pinha de ‘Pinus Elliottii’ como Fertilizante Natural, dos estudantes Giovana dos Santos, Isabela Gomes e Raquel da Silva e da professora Edna de Almeida, da Etec Julio de Mesquita.
Em Gestão, ganhou o projeto PODERATUE: A Rica União entre Técnicos e Empresas, dos alunos Larissa Rufato, Matheus Diverno e Paulo Krempel e do orientador Abelardo Oliveira, da Etec Antonio de Pádua Cardoso, de Batatais.
Na categoria Saúde e em Tecnologia da Informação e Infraestrutura, venceu a Etec Bento Quirino, de Campinas, com a proposta de Horta para Áreas com Déficit de Alimento, de Ana Medeiros, Felipe Dias e Luiza José, orientados pelo professor Jun Suzuki; e Sistema Autônomo de Controle de Frenagem no Metrô, de Marina de Lima e Thales de Carvalho orientados pelo professor Luiz Badinhan. Todos os vencedores ganharam iPads e certificados.