A Secretaria de Saúde de Nova Odessa promoveu nesta sexta-feira (20), no Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal, um mutirão de exames oftalmológicos em 179 crianças das fases I e II da Educação Infantil e que apresentaram algum tipo de problema na visão em testes preliminares feitos nas escolas municipais. A iniciativa faz parte do projeto “Ver e Ouvir para Aprender”, que prevê a doação de armações e descontos nas lentes para crianças que tiverem constatados problemas de vista.
O projeto é resultado de parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Educação. A ideia surgiu após a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza, saber da história de uma mãe que descobriu sérios problemas de visão da filha e que atrapalhavam o rendimento escolar dela. O objetivo da ação conjunta é diagnosticar precocemente os problemas nas crianças e corrigi-los.
Os testes visuais são realizados nas escolas infantis por profissionais da ??tica Diniz, empresa responsável também pela doação das armações. Ao ser identificada alguma deficiência, a criança é encaminhada ao oftalmologista, para atestar exatamente o grau do problema em cada olho. Em seguida, recebem gratuitamente a armação e uma lista com as óticas da cidade, para os pais providenciarem as lentes.