Amanhã, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e duas dúvidas muito comuns das pessoas, referente a este tema, é saber o que são realmente os medicamentos chamados genéricos e como identificá-los na farmácia. O Procon de Americana explica o que são os produtos e como devem ser embalados para o consumidor não ter dúvida no momento da compra. 

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os medicamentos genéricos têm, comprovadamente, a mesma eficácia terapêutica dos originais, a mesma fórmula e são absorvidos pelo organismo do mesmo jeito e no mesmo tempo, sem causar danos ao organismo. 
Para ser comercializado, o medicamento genérico tem que ser autorizado pelo Poder Público, sendo necessária sua aprovação após a realização de testes de bioequivalência, que possam comprovar as mesmas características do remédio de referência.
Para identificar um medicamento genérico na farmácia, o Procon informa que a embalagem deve apresentar, logo abaixo do nome do princípio ativo que o identifica, a frase ???Medicamento Genérico – Lei 9787/99???. Além disso, os genéricos devem ser identificados por uma letra “G” azul impressa sobre uma tarja amarela situada na parte inferior das embalagens do produto.