Um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) divulgado em novembro afirmou que a barragem da represa do Salto Grande, em Americana, tem classificação de risco A, que significa que existem pessoas próximas ao local que poderiam ser atingidas em caso de rompimento. O relatório sobre segurança de barragens e risco para moradores do entorno é realizado anualmente após o acidente com a barragem de Mariana (MG), em 2015.
Apesar da classificação de risco, o relatório destacou que a barragem está em ótimo estado e não provoca nenhum risco. São 11 bairros que ficam na área de risco e os moradores foram pegos de surpresa. A barragem de Americana é uma das 45 consideradas preocupantes em um universo de 24 mil. Já das 900 hidroelétricas que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Usina Americana está entre as duas que ganharam a classificação tipo A.
???No caso de Americana há uma verificação continua da segurança desse empreendimento. Então a população que vive no entorno pode se sentir absolutamente segura, não há nenhum risco de acidentes???, disse o supervisor de fiscalização de geração da Aneel, Hélvio Guerra.