O município de Santa Bárbara d’Oeste já contabiliza 913 casos de dengue. Além dos casos confirmados, a cidade ainda investiga 4 mortes suspeitas da doença. Os números atualizados são desta terça-feira.
FUMACÊ. Santa Bárbara d’Oeste manteve as ações de combate ao mosquito, mesmo durante o período de pandemia e vem incrementando estas ações de controle neste ano.
A Prefeitura continua com a nebulização por meio de equipamento veicular em diversos bairros da cidade. A ação é complementar ao trabalho de nebulização costal, ocasião em que os agentes visitam as residências com equipamentos. O nebulizador UBV (Ultra-Baixo Volume) é utilizado para ação de bloqueio e nebulização da transmissão viral (arboviroses transmitidas pelos mosquitos Aedes), com objetivo de eliminar mosquitos fêmeas adultos possivelmente contaminados, em área que tenha casos confirmados de Dengue, Zika ou Chikungunya.
De forma ininterrupta, ações de combate ao mosquito são realizadas durante todo o ano no Município. As principais atividades diárias das equipes são visitas de rotina, casa-a-casa, para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores quanto aos cuidados necessários para impedir a proliferação de Aedes aegypti; visitas aos Pontos Estratégicos; monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito); ação de Bloqueio/Controle de Criadouros e Bloqueio/Nebulização em áreas de transmissão – locais onde foram identificados casos confirmados e/ou aglomeração de casos suspeitos.