As obras do Novo Centro de Memória de Santa Bárbara d’Oeste entraram na reta final. Vem aí um novo espaço cultural e turístico do Município, moderno e equipado para abrigar adequadamente os incontáveis documentos de seu acervo, com espaço para pesquisa e ala para acolher eventos de pequeno porte, como saraus, exposições e mostras artísticas.
As obras são realizadas em parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, sem custos para os cofres públicos.
Os serviços avançam na parte interna do prédio da antiga Biblioteca Municipal e também na parte externa, em trecho da Rua João Lino – em frente ao Museu da Imigração.
No prédio, os serviços realizados resgatam todas as características da fachada original, datada de 1940. Na recepção será implantado o Centro de Atenção ao Turista e, no anexo ao fundo do edifício, a Casa do Artesão.
Em frente, o novo piso intertravado foi instalado entre as ruas Santa Bárbara e Dona Margarida, com elevação do solo ao nível das calçadas para implantação do sistema “traffic calming”, permitindo a interligação entre os dois equipamentos de cultura (Centro de Memória e Museu da Imigração), mantendo o fluxo de veículos habitual.