O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste, Jucca Bortolucci (PSDB) barrou a inclusão do projeto de autoria do vereador Careca do Esporte (PROS) que institui o feriado da Consciência Negra no município. Com todos os pareceres favoráveis e tramitação legal, o projeto, segundo o autor, já era para ter entrado na ordem do dia. Como isso não aconteceu, Careca pediu a inclusão durante a sessão desta terça-feira (26).Por sua vez, Juca afirmou que não aceitou a inclusão por ter uma reunião marcada com os vereadores da casa e as instituições ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (27). Os vereadores, questionados pela reportagem do NM, afirmaram que desconhecem qualquer reunião.
ACISB: Careca ainda usou a tribuna e detonou o presidente da ACISB. “A ACISB precisa é de um presidente. O que está não sabe nem debater um projeto. Eles estão ligando nos gabinetes pra saber os votos dos vereados. Ele acha que isso aqui é um balcão de negócios”, disse.
Em audiência pública para discutir o assunto, realizada em Março, a ACISB estava presente, assim como os vereadores. Na oportunidade, o presidente da ACISB não se pronunciou e um assessor da entidade leu a carta abaixo.
Santa Bárbara, d???Oeste, 18 de abril de 2015.
Prezado Vereador,
Edison Carlos Bortolucci Júnior (Juca Bortolucci)
Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d???Oeste
Referente ao posicionamento da ACISB e CIESP regional de Sta Bárbara, referente ao projeto de Lei 127-2015 proposto pelo vereador Valmir Alcântara de Oliveira (Careca do Esporte).
Representando as empresas associadas da ACISB e do CIESP Sta Bárbara que juntas empregam na cidade mais de 30.000 pessoas, reforçamos nosso posicionamento a frente do projeto de Lei 127-2015. As associações enaltecem a importância da comemoração da Semana de Consciência Negra, mas consideram que o teor do projeto não deve ser aprovado em votação plenária.
O principal motivo é que a inclusão de mais um feriado municipal nesse momento de crise econômica que o país vive e que nossas empresas sentem no dia a dia, pode prejudicar ainda mais a população de Santa Bárbara d???Oeste, aumentando o desemprego na cidade.
Segue cópia da carta encaminhada com o posicionamento da ACISB e do CIESP Sta Bárbara que foi lida na audiência pública que discutiu o tema do projeto de lei 127-2015.
Atenciosamente
Roberto Bonamin
Presidente ACISB
Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d???Oeste
Nivaldo J. Silva
Diretor Titular CIESP Sta Bárbara d???Oeste
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo