O ano de 2017 reuniu muita arte, cultura e turismo em diversos eventos de Santa Bárbara d’Oeste. O Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um ponto de grande destaque no ano passado, reunindo 46 mil espectadores em um total de 122 apresentações. Uma casa de arte, cultura e entretenimento aberta à população que abrange diversos campos culturais. Além de teatro, houve música, circo, dança, stand up comedy e literatura que juntos compuseram uma programação totalmente rica e diversificada no período.
“O ‘Manoel Lyra’ é um dos melhores teatros municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com 608 lugares, acústica e instalações perfeitas para atender diversas apresentações”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “O ano de 2017 foi marcado pela presença de grandes artistas sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Tivemos a apresentação de alunos da rede municipal de ensino que mostrou que a cultura é uma ferramenta transformadora. E em 2018 estamos preparando uma programação ainda mais diversificada para atender todos os públicos”, frisou Evandro.
Durante o ano diversos eventos se destacaram, entre eles, a Virada Cultural Paulista, no Teatro, que contou com intervenções gratuitas para diferentes gostos em maio. As atrações lotaram os assentos do “Manoel Lyra” e trouxeram o público para vivenciar a magia teatral e cultural. Com intervenções externas, os Amigos Seresteiros, Coral Municipal e Instrumental Jazz musicalizaram a fachada do local. O destaque da edição 2017 da Virada foi a apresentação de teatro musical da Cia. de Teatro Interiorando com “Os Boêmios de Adoniran”. Além de outras preciosidades culturais, a Mostra de Dança de S.Bárbara durante a Virada partiu a um intercâmbio dançante, mostrando a força da dança barbarense.
Inovador, o Teatro sediou também o “Projeto Recitar ??? a palavra em Verso Vivo” com encenações poéticas apresentadas por alunos da rede municipal, estadual e grupos de teatro. Três noites de agosto com a emoção da poesia num misto de figurinos elaborados, sonoplastia impecável, iluminação sincronizada, declamadores focados na arte junto dos demais participantes.
Também em agosto, o Teatro entoou um só som no 6º Encontro de Corais de S.Bárbara com a união musical de cinco cidades da região. Realizado pela Prefeitura, o evento marcou os 25 anos do Coral Municipal com música de qualidade e enfatizando a importância do canto coral no Município.
Envolvendo grupos de danças de todo o país, o palco do Teatro ficou repleto de levezas e passos sincronizados em setembro. O Festival Santa Dança de S.Bárbara reuniu 24 grupos e escolas de dança de 12 diferentes cidades brasileiras e 323 bailarinos dançando e encantando durante os três dias do evento com entrada franca. Em setembro também foi a vez de 60 alunos das Oficinas de Teatro mostrarem na prática o que aprenderam. Oferecidas pela Prefeitura, eles apresentaram peças consagradas abertas ao público no Teatro.