A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou ontem a substituição de um dos aeradores existentes na lagoa do Parque dos Ipês, no Jardim Belo Horizonte.

Os dois aeradores instalados na lagoa têm como objetivo manter elevado os níveis de oxigênio da água, para evitar que doenças e parasitas afetem os peixes e outros animais.
Os equipamentos funcionam de maneira intercalada em função de temporizadores instalados no painel de energia, prolongando a vida útil dos motores e diminuindo o consumo de energia dos equipamentos.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, a substituição do aerador poderá evitar a mortandade de peixes. “Como a lagoa é alimentada pela água do Córrego que nasce no Bairro Santa Inês, a chuva pode levar resíduos sólidos descartados irregularmente pelas pessoas, além de poeira e fuligem de fábricas e veículos, consumindo o oxigênio e provocando a mortandade de peixes. Por isso os aeradores são de grande importância”, disse.