Santa Bárbara d???Oeste conta a partir deste mês com ferramenta importante para avaliar as condições climáticas do município, a primeira Estação Meteorológica Automática. O equipamento foi instalado na ETA IV (Estação de Tratamento de Água), no bairro Souza Queiroz, e visa dar suporte às ações da Defesa Civil durante as operações Verão e Estiagem. Na região, há equipamentos instalados em Campinas e Nova Odessa.
A Estação Meteorológica Automática foi disponibilizada pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e viabilizada com o Termo de Cooperação Técnico Científico, assinado pela Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste e o IAC, por meio da Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola). A assinatura desse termo de cooperação ocorreu junto à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).
O coordenador da Defesa Civil, Joaquim Pedro dos Santos, enfatizou ??? com a implantação da Estação – que são vários os benefícios para o município. ???O equipamento aperfeiçoa o trabalho de monitoramento meteorológico, conseguindo prever com antecedência e com mais eficiência a formação de tempestades, núcleos de instabilidades, tempestades radioativas e monitoramento de temperatura e umidade relativa do ar???, explicou.
A Estação é automática e emite dados climáticos a cada 20 minutos para Defesa Civil barbarense e ao IAC simultaneamente. Ela possui oito funções: sensor de umidade do solo, sensor de temperatura do solo, pluviômetro automático, piranômetro de captação de radiação solar global, sensor de temperatura e umidade relativa do ar e anemômetro que capta a velocidade do vendo e sua direção.