Após denúncia do Barco Escola sobre o entupimento de um canal do Reservatório Salto Grande, na altura do Minipantal, com lixo e braquiária, as secretarias de Meio Ambiente de Americana (SP) e Paulínia (SP) estão discutindo ações em conjunto com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH) para desassorear o local.
No último sábado (15), o assessor parlamentar da SSRH, Camilo Gava, reuniu-se com o secretário americanense Odair Dias e o paulinense Jorge Israel, por intermédio do deputado estadual Chico Sardelli (PV). Reuniões integram as medidas de revitalização da área, que ainda sofre com pouca mata ciliar, um dos principais motivos do assoreamento.
O escoamento de água do Rio Atibaia para o Reservatório Salto Grande está totalmente comprometido devido ao acúmulo de resíduos sólidos e grande concentração de braquiária – uma gramínea forrageira destinada à formação de pastagens, mas que invadiu a represa e está se adaptando à vida aquática. A Associação Barco Escola da Natureza, por meio do Programa ???Voluntário Ambiental???, constatou o problema em uma de suas fiscalizações de rotina no corpo hídrico, no dia 4 de fevereiro.
A sede da entidade está localizada na Avenida José Ferreira Coelho, 815, Praia dos Namorados, Americana.