O Senac São Paulo abre as portas de suas 57 unidades localizadas na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior do Estado para a quarta edição do Casa Aberta. No dia 31 de agosto (sábado), das 10 às 16 horas, o público poderá conhecer os ambientes educacionais da instituição por meio de mais de 1.700 atividades que vão desde workshops, palestras, atendimentos até oficinas. A vasta programação é gratuita e para todas as idades.
O objetivo do evento é apresentar o papel da educação como agente transformador da sociedade, formando cidadãos e contribuindo para preparar as pessoas para o mundo do trabalho. Para isso, o público será convidado a se inspirar com histórias de profissionais empreendedores, a vivenciar a prática de diferentes profissões e até a descobrir uma nova habilidade.
O Casa Aberta mostra que qualquer ambiente pode ser uma sala de aula. A infraestrutura das unidades e os conteúdos explorados revelam a essência do Senac São Paulo, que coloca a educação como ferramenta essencial para a transformação da vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é um dia para proporcionar o contato do público com diferentes áreas do conhecimento e inspirar o desenvolvimento de habilidades profissionais ligadas ao empreendedorismo, parte do Jeito Senac de Educar.
Destaques nas unidades da região
Na região, mais de 160 atividades estão previstas. Em Piracicaba, a programação conta com palestra de Marcelo Tas, na qual o comunicador e educador compartilha seu histórico, métodos, processos e aprendizados de alguns dos principais projetos da sua carreira. Outro destaque é a Caminhada Turística Fotográfica. Na ação, os participantes terão a oportunidade de resgatar as raízes da cultura piracicabana, a partir do registro fotográfico dos prédios históricos, no centro da cidade, com diferentes tipos de câmeras e celulares.
Em Americana, a programação conta com o Campeonato de League Of Legends, em que os participantes serão desafiados nesse jogo que mistura estratégia, trabalho em equipe, raciocínio rápido, entre outras habilidades. As competições acontecerão em chaves pré-definidas sorteadas na hora do campeonato e terá rodadas nos períodos da manhã e da tarde.
Em Limeira, entre os mais de 65 destaques, está O Projeto Integrador – Um dia em Braile. Desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Logística, a proposta promove a inclusão e acessibilidade. Na atividade, os participantes serão convidados a identificar o alfabeto em braile e vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais em ambientes não acessíveis do cotidiano.
Toda a programação é gratuita. Algumas atividades exigem inscrição prévia e outras seguirão a ordem de chegada dos participantes. A programação completa do Casa Aberta em todas as unidades do Senac São Paulo pode ser conferida no portal: www.sp.senac.br/casaaberta.