O atendimento em farmácias de manipulação, drogarias e setores de distribuição de medicamentos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) exige conhecimentos específicos sobre medicamentos e a linguagem técnica das bulas. Um balconista de farmácia está na linha de frente do atendimento, o que exige ética, conhecimento de legislação da área, boa comunicação e conhecimentos de matemática básica, além de computação.
O mercado de trabalho é promissor em Americana e região, onde o piso salarial inicial é de R$ 1.004,34, mas existem empresas que pagam o salário mínimo mais comissão, o que muitas vezes é interessante para o funcionário. Os pisos salariais e outras informações sobre a profissão estão no site: http://www.sindifarma.com..br/.
???O balconista atua sob a supervisão do técnico e do farmacêutico responsável, porém, trata-se de função muito requisitada, sendo que as grandes redes e pequenos valorizam e preferem profissionais qualificados para esse cargo???, diz Raquel Bosquieiro Lopes, docente de saúde e bem-estar.
Para quem tem interesse pela área, o Senac Americana oferece o curso Balconista de Farmácia, com 240 horas de duração, focado em capacitar os alunos a atuar no balcão de farmácias e drogarias, sob a supervisão do farmacêutico. Ele atua no atendimento a clientes, interpretação de prescrições, disposição de produtos e controle de estoque, venda e uso correto de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos.
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo, além de habilidades de leitura, escrita e cálculo. Outras informações e inscrições no site www.sp.senac.br/americana. Atendido pelo Programa Senac de Gratuidade, o curso tem vagas gratuitas. Mais informações podem ser obtidas no Senac Americana ou no endereço www.sp.senac.br/bolsadeestudo.