Em 2015, foram inaugurados 18 novos shoppings centers no Brasil, totalizando 538 centros de compras em atividade no país. Além disso, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas do segmento aumentaram 6,5% em relação ao número de vendas de 2014, chegando a um faturamento R$ 151,5 bilhões, e o fluxo de visitas esse ano foi de 444 milhões por mês, acréscimo de 3,3% em relação ao ano passado, que atingiu 431 milhões. ?? um segmento em plena evolução que está atraindo os olhares de novos empreendedores, em especial os do segmento alimentício.
 O Grupo O Matuto, tradicional rede de churrascarias de Campinas, inaugurou recentemente a 6ª unidade Express, adaptada para praças de alimentação. O novo modelo de negócio oferece ao público de shoppings centers pratos inspirados nos cortes nobres das casas completas (rodízio), como picanha grill, mignon, carré de cordeiro e costelinha barbecue. ???Estamos migrando a tradição dos nossos produtos para as unidades Expressas com o melhor custo benefício. A ideia é conquistar o público que mesmo na correria do dia a dia, com escola, faculdade e emprego, não abre mão de comer bem e saudável???, explica Alvoni Madaloz, gerente da empresa. As seis unidades Expressas O Matuto estão localizadas nos principais shoppings de Campinas, Hortolândia e Piracicaba. Já a Premiatto, conta com mais de 30 lojas espalhadas pelas praças de alimentação nos shoppings dos quatro cantos do país. A Rede de franquias aposta em pratos trabalhados de forma diferenciada e cuidadosa, para garantir aos consumidores sabores únicos a cada refeição, mesmo em meio à correria do dia a dia, um de seus principais diferenciais. ???Temos um cardápio completo, com receitas diversificadas, testadas e avaliadas por nutricionistas. Oferecemos mais de 150 combinações de pratos entre massas, saladas, grelhados e risotos todos preparados de forma individual com ingredientes selecionados para garantir a qualidade da alimentação???, comenta Claudio Fernandes, fundador da marca.