A nova campanha de carnaval da marca de cerveja Skol se tornou alvo de críticas feministas na internet. Em seus perfis pessoais nas redes sociais, a publicitária Pri Ferrari publicou fotos dela mesma acompanhada da jornalista Mila Alves em frente a um anúncio da marca. A peça da campanha publicitária da Skol, onde se lê ???Esqueci o ???não??? em casa???, foi pichada para dar lugar ao complemento ???e trouxe o ???nunca??????, como parte do protesto contra a propaganda.
Ferrari explica que encontrou o anúncio em um ponto de ônibus e ficou chocada. ???A peça e a campanha em si mostram claramente um conceito errado, de ???topo depois pergunto???, de ???não pode dizer não??????, afirma. Para ela, o carnaval exige das pessoas maior responsabilidade, para que digam ???não??? em diversas situações: ???Não ao estupro, não a beber e dirigir, não ao sexo sem camisinha???, exemplifica.
Segundo Juliana de Faria, fundadora do Think Eva ??? um núcleo de inteligência que atua junto às marcas e empresas em questões como a representatividade feminina e o respeito às mulheres na mídia ???, a situação requer seriedade. ???Entendemos a intenção da campanha em transmitir uma mensagem de liberdade, diversão e celebração. Porém, esse é apenas um jeito de enxergar a situação. Existem, sim, opressões, violências e pensamentos misóginos associados ao universo do carnaval e da cerveja. Então as críticas também são válidas. A intenção de libertar acaba incitando uma cultura opressora. E opressora para as mulheres, constante vítimas de violências ??? principalmente a sexual???, pontua.
Faria ainda chama atenção para o fato de que a sociedade não tem plena compreensão a respeito do que é consentimento. ???Muitas vezes, ele [o consentimento] é embutido em algo, como uma saia curta ou simplesmente a presença da mulher num bloco de carnaval, numa balada. Por isso mensagens que diminuem o poder do ???não??? são perigosas???.
Pri Ferrari também relata que as mensagens enviadas para a marca Skol foram deletadas da página da empresa e questiona a responsabilidade de toda a equipe envolvida na criação da propaganda. ???Não só alguém criou, como passou na mão de muita gente e ninguém problematizou a questão, isso é uma falta de respeito e de responsabilidade que se repete no mundo da publicidade???, protesta. A publicitária espera que mais pessoas percebam o equívoco e passem a reagir diante de acontecimentos similares.