Conceito surgido no final da década de 1980, startup remete a um negócio de pequeno porte que está começando, geralmente, relacionado à pesquisa e ao desenvolvimento. E esse mercado só tem crescido. Basta dizer que as startups brasileiras já passam de 6 mil.
Agora, entre os tipos de startups de maior sucesso no mundo estão as chamadas starturps unicórnio. O nome, inspirado na raridade desse animal mitológico, tem a ver com o fato dessas empresas terem um crescimento exponencial muito rápido, sendo avaliadas em US$ 1 bilhão por agências de capital de risco.
Esse mercado tem ganhado cada vez mais destaque em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Várias startups como Uber, Xiaomi, Airbnb, Snapchat, Pinterest, Spotify e Dropbox já estão presentes no nosso cotidiano, e a tendência é só aumentar.
Entendendo as bases para uma startupUso intensivo de tecnologia, estrutura enxuta e inovação no modelo de negócio são as partes do tripé que forma uma startup. A união dessas três características permite que esse tipo de empresa tenha um crescimento de até 200% ao ano ??? dez vezes a taxa de crescimento de empresas tradicionais.
Esse modelo de negócio tem ganhado o mundo ao oferecer produtos e serviços de forma extremamente inovadora. Em relação à importância da atuação brasileira na área, por exemplo, São Paulo ganhou o 12º lugar no ranking de mercado mais promissor do setor no mundo pelo The Global Startup Ecosystem Ranking.
Startup Unicórnio: O que é?De acordo com a mitologia, o unicórnio seria um animal semelhante a um cavalo branco, com um chifre pontiagudo na cabeça e com poderes mágicos relacionados à cura, à pureza e à felicidade, além, é claro, de serem extremamente raros.
?? exatamente essa última característica que faz com que algumas startups levem o apelido de ???unicórnio???. Essas empresas fazem parte de um grupo seleto que conseguiu alcançar um enorme feito: serem avaliadas no valor de US$ 1 bilhão por uma empresa de risco.
Na verdade, o grande feito é conseguir arrecadar esse montante antes mesmo de vender suas ações para o público e se tornar uma IPO (Initial Public Offering, em tradução livre, Oferta Pública Inicial).
O termo foi introduzido por Aileen Lee em seu artigo Welcome To The Unicorn Club: Learning From Billion-Dollar Startups (traduzindo, Bem-vindo ao Clube Unicórnio: aprendendo com startups de bilhões de dólares). Para ela, esse tipo de negócio surge em 1990, sendo o Google considerado o ???super-unicórnio??? da época.
Atualmente, o número de startups unicórnio passa de duzentos, sendo que, das cinco consideradas mais valiosas, três são norte-americanas ??? Uber, Airbnb e SpaceX ??? e duas são chinesas ??? Didi Chuxing e Toutiao).
Startups unicórnio no BrasilAté pouco tempo atrás, o Brasil possuía apenas uma empresa unicórnio legitimamente nacional: a Decolar, considerada a maior agência de viagens on-line do país. Mas esse quadro tem mudado desde o ano passado, afinal de contas, 70% das startups brasileiras foram criadas entre 2016 e 2017.
O 99 App ??? aplicativo de viagens de táxi e carro particular ??? e o Nubank ??? operadora de cartões de crédito e fintech ??? entraram para o ranking de startups unicórnio do Brasil, junto à Arco Educação ??? companhia especializada em soluções educacionais ???, PagSeguro e Stone, ambas do meio de pagamento eletrônico.
E esse quadro tende a evoluir, já que o mercado brasileiro de startups cresce a cada ano. Em entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o diretor-executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, afirmou que há um aumento anual de 20% de startups, demonstrando otimismo mesmo em relação às dificuldades que o país vem enfrentando.