Todo o efetivo da Guarda Municipal e dos Bombeiros de Sumaré está paralisado nesta quarta-feira, 01 de outubro, em protesto contra a extinção dos plantões e da escala de trabalho. Nenhuma ocorrência será atendida e o controle dos dois órgãos também não estará funcionando.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Sumaré apoia as duas categorias e está neste momento na sede da GM e dos Bombeiros, onde os profissionais estarão reunidos a partir das 08h da manhã.Na semana passada, a Administração Municipal revogou um decreto municipal que regulamentava a jornada das categorias sem nem ao menos consultar os trabalhadores e o Sindicato. Como a medida acabou com a regulamentação da jornada em plantão, as corporações passarão a trabalhar de segunda à sexta das 08h às 17h.
???Se não há regulamentação, vamos seguir o que informa o Estatuto do Servidor Público que determina jornada de oito horas diárias???, explica o presidente do Sindicato, Araken Lunardi.
A jornada de trabalho das corporações era de 160 horas mensais e 40 horas de descanso remunerado. Sem a regulamentação, eles terão que trabalhar 180 horas.???Estamos nos mobilizando contra essa medida arbitrária da Administração. Ficaremos paralisados até sermos atendidos???, afirma Araken.