Além do calor, o Verão também é conhecido pelas chuvas constantes. O que muitos consideram ser uma alternativa para amenizar o calor, também pode ser um problema para os motoristas. Enquanto está chovendo, as ruas ficam mais escorregadias e isso causa a perda de aderência e, portanto, da
estabilidade do automóvel ou motocicleta. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR) da Prefeitura de Sumaré dá algumas dicas importantes que ajudam os motoristas a dirigir com segurança mesmo em dias chuvosos.

De acordo a SMMUR, é importante desacelerar o carro e andar mais devagar quando começar a chover. A atenção do motorista deve ser redobrada ao dirigir em pista molhada. Em dias assim, a visibilidade é bem menor e a probabilidade para que ocorram acidentes de trânsito é consideravelmente maior.

Os primeiros 30 minutos de chuva são os mais perigosos, pois a poeira acumulada na rua, juntamente com os resíduos de óleos que são jogados pelos carros, mais a água da chuva, deixam o asfalto escorregadio.

O condutor deve aumentar a distância do veículo da frente e acender o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá guiar melhor com as luzes vermelhas do carro da frente visíveis e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, o motorista nunca deve ligar o pisca alerta: ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.

Quando os vidros começarem a embaçar, o condutor deve passar um pano limpo por dentro do carro. Ele jamais deve usar as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. O ideal é deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligar o ventilador interno ou o
ar-condicionado são outras alternativas.

Se o condutor sentir que o veículo está ???dançando??? um pouco na pista, quer dizer que ele está aquaplanando. Nesse caso, o motorista deve diminuir a velocidade, pois assim o veículo voltará a tocar os pneus no solo. Em caso de aquaplanagem total, deve-se segurar o volante firmemente e em linha reta, não usar bruscamente os freios, desacelerar o veículo gradualmente e reduzir as marchas, até os pneus voltarem a tocar o solo.

Sob chuva, também é necessário que o motorista freie e faça manobras e curvas com menos velocidade do que faria em condições secas. ?? importante perceber onde está o fluxo e a água acumulada, e tentar se manter afastado para evitar poças.

Por fim, quem está estacionando e, principalmente, saindo da área de estacionamento próxima às guias de volta para a pista de rolagem deve fazê-lo com muito cuidado e os piscas ligados, para evitar colidir com quem está passando (que também deve ter atenção redobrada).

Segundo o secretário da SMMUR, Valdeci Donizeti Coleta, ???se o condutor sentir que não está enxergando tudo ao redor por causa da chuva, que o veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou se ele não está se sentindo inseguro com a situação, é melhor parar no acostamento, ligar o pisca alerta e aguardar a situação melhorar???. ???Pequenos detalhes podem evitar grandes problemas no trânsito???, ressaltou.